No ano de 2024 bateu-se recordes de edições! Entre álbuns e EPs, contabilizei mais de 70 trabalhos escutados só de bandas nacionais portuguesas.
Vou-vos falar de alguns que ficaram comigo e que mais ouço ainda hoje!

Se, por um lado, é ótimo ver o underground a crescer e a trabalhar com este ritmo incrível – afinal, temos batido recordes de lançamentos ano após ano –, por outro, acho que todos devemos refletir: valerá a pena continuar a apostar tanto na edição física?

É claro que adoro o formato físico – nada substitui o sentimento de ter um CD ou vinil na mão – mas, sejamos honestos, a maior parte do público só ouviu falar de uma pequena fração destas bandas.

Vivemos numa sociedade onde há cada vez mais informação e distrações. Furarmos este ruído e conseguirmos aparecer, conquistar e manter o público fiel não é para todos.
E também eu, por não viver exclusivamente disto, acabo por perder muitas edições todos os anos.

Por isso, quero deixar este disclaimer: o top que apresento é a minha verdade! Baseia-se apenas no que ouvi, no que me chegou aos ouvidos, no tempo livre que tive e no impacto que certas bandas tiveram em palco ao vivo, que me levou a explorar e a gostar ainda mais dos seus trabalhos de estúdio.

Feito este esclarecimento, vamos ao que interessa: o meu TOP 5 de Álbuns de Metal Português de 2024!

TOP 5

5.º Lugar:
ALLAMEDAH – ‘ALAMEDA’
Uma verdadeira viagem emocional e melódica. Allamedah conseguiram criar um álbum coeso, cheio de identidade.

4.º Lugar:
GAEREA – ‘COMA’
Com a assinatura inconfundível de Gaerea, ‘Coma’ é um murro no estômago. Atmosfera densa e visceral que não nos deixa indiferentes.

3.º Lugar:
SINISTRO – ‘VÉRTICE’
Sinistro a mostrar-nos o seu regressar à Vida, um lado mais introspectivo e sombrio. Um álbum que vive na linha entre melancolia e força.

2.º Lugar:
TOXIKULL – ‘UNDER THE SOUTHERN LIGHT’
Puro heavy metal com aquela energia clássica e descomprometida. Toxikull trazem-nos riffs cheios de garra e um espírito inigualável!

1.º Lugar:
ETHEREAL – ‘DOWNFALL’
O primeiro lugar deste ano é conquistado por Ethereal com o magnífico ‘Downfall’. Esta obra-prima é uma combinação perfeita de técnica apurada, emoção intensa e uma produção absolutamente impecável. faixa a faixa, que cativa do início ao fim e revela-se simplesmente irresistível!

MENÇÕES HONROSAS
Antes de terminarmos, há ainda alguns trabalhos que, embora não estejam no meu top 5, merecem ser mencionados pelo impacto que tiveram em mim:

  • IN WE FALL – ‘INNER SELF’
  • LOUVADO ABISMO – ‘LOUVADO ABISMO’
  • AOIDOS – ‘OIZYS’

Cada um dos álbuns que vos falo acima, tem algo único e memorável. Se ainda não os ouviram, recomendo vivamente que o façam!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *